No Römer, luzes do Natal atravessam os tempos

SILVIO CIOFFI – ENVIADO ESPECIAL À ALEMANHA

Römer, ou Römerberg –literalmente, a colina dos romanos– é o bairro histórico de Frankfurt onde, a partir de 25 de novembro e por um mês, acontece a quermesse, ou feira de Natal, mais famosa da Europa.

Anualmente, mais de 40 feiras diferentes têm lugar na cidade, incluindo aí a mais prestigiosa feira do livro mundial, que acontece em outubro.

Mas é durante a quermesse, quando uma árvore de Natal de 30 metros adorna o Römer, que a praça, de origem medieval –e cuja existência data de pelo menos 794 d.C.– ganha contornos de magia.

Ao redor da árvore natalina, barraquinhas de iguarias vendem castanhas caramelizadas, maçãs-do-amor, bolos à base de mel e canela.

Também são típicos os negócios que vendem adornos de Natal, figurinhas de presépio, luvas de lã e até salsichas, sopas e vinho quente.

Ao redor, crianças e marmanjos disputam seu lugar em brinquedos saídos de parques de diversão, como carrosséis e roda-gigante.

Reza a lenda que a primeira árvore de Natal que chegou aos Estados Unidos foi levada de Frankfurt, isso em 1893, evidenciando a ligação da cidade com as tradições natalinas.

Com seus prédios históricos reconstruídos à perfeição, as fachadas do Römer misturam madeira e alvenaria e são o cenário perfeito para essa acesa quermesse natalina.

Confira nas fotos!

Deixe um comentário