Interior de Illinois tem bichos nativos, trecho da Rota 66, boa mesa e residência aristocrática

SILVIO CIOFFI – ENVIADO ESPECIAL AOS EUA/IPW25

Entre viajantes nacionais e internacionais, estima-se que Chicago, cuja área metropolitana tem 2,65 milhões de habitantes, receba 45 milhões de visitantes anualmente.

Mas poucos são os que percorrem o interior do Estado de Illinois, cujas estradas cênicas, alternando plantações de milho e soja, ranchos de faroeste, reservas de animais nativos, pequenas cidades charmosas, restaurantes estrelados e até trechos da mítica Rota 66, que completa 100 anos em 2026.

Confira abaixo imagens de localidades que vale a pena visitar num roteiro “on the road” por Illinois.

Nos arrabaldes da cidade de Champaign, onde uma dica é se hospedar no Hyatt Place (217 N. Neil Street), o restaurante Caprae at the Farm, dentro da fazenda Prairie Fruits Cremerie, tem pratos sofisticados e preparados como ingredientes locais, como queijo de cabra e vegetais colhidos na hora.

As reservas são necessárias e o tel. local é (217) 531-2800.

Na cidade de Champaign propriamente, músicos de rua, diversos restaurantes e bares com jeitão de “saloon” acolhem o público jovem e informal. Um que vale a pena conhecer é o Big Grove Tavern, que fica em 1. E. Main Street. 

Em Atlanta –não confundir com Atlanta, no Estado da Geórgia–, postos de gasolina com imensos bonecos de fibra-de-vidro marcam a passagem da mítica estrada Rota 66, que, há 99 anos, atravessa os EUA entre Chicago e Los Angeles.

Em grande forma para as comemorações do centenário, a cidadezinha, que vale uma parada, é repleta de hamburguerias e de lojinhas de antiguidades.

O Allerton Park & Retreat Center, uma propriedade aristocrática que foi residência do empresário, artista, filantropo e botânico amador Robert Allerton, é o ponto alto de uma visita ao interior do Estado de Illinois.

Ora transformada em um resort de 33 apartamentos de luxo, a propriedade, do século 19, dista 10 km da pequena cidade de Monticello.

Jardins luxuriantes, estátuas, biblioteca com livros raros e artes decorativas são alguns dos predicados do local.

A família Allerton figurou entre as mais proeminentes de Chicago nos anos 1800 e, ao lado de sobrenomes como Marshall Fields, Kimballs, Armours e Pullmans, foi sinônimo de tradição e poder econômico.

Robert Allerton (1873-1964), filho e herdeiro do fundador do First National Bank of Chicago, fez, em vida, substanciosas doações ao foi Art Institute of Chicago, tendo sido seu presidente honorário.

Ele viajou pelo mundo ao lado do companheiro adquirindo estátuas e obras de arte que podem ser vistas nessa propriedade no interior de Illinois.

Como não deixou descendentes, o Allerton Park foi doado, já em 1946, à Universidade de Illinois.

Já uma cidade maior em que vale a pena pernoitar, Peoria tem um bom museu de arte, o Peoria Riverfront Museum (em 222 SW Washington Street).

 A cidade também é sede da gigante Caterpillar, empresa que faz alguns dos maiores caminhões, tratores e guindastes do mundo, além de roupas, calçados e ferramentas.

Dentro da Caterpillar, no Cat Visitors Center (em 110 SW Washington Street) há um museu dedicado à sua história centenária.

Quem tiver alma de pioneiro, deve considerar se hospedar ou ao menos visitar no Wildlife Prairie Park, em Hanna City (3826 N. Taylor).

O local é uma reserva natural e lar de bichos nativos, como bisões, lobos, ursos negros e felinos como o puma americano. Entre as atividades oferecidas, há passeios de caiaque e caminhadas em meio à natureza.

Sites escolhidos: 

https://www.enjoyillinois.com

https://champaignil.gov

https://www.prairiefruits.com/caprae-restaurant

https://www.peoriagov.org

https://www.caterpillar.com/pt.html

https://www.nps.gov/subjects/travelroute66/index.htm

https://wildlifeprairiepark.org

Deixe um comentário