SILVIO CIOFFI – ENVIADO ESPECIAL AOS EUA/IPW25
“Trazendo o mundo para a América” é o lema do IPW, o maior evento anual de turismo norte-americano. E, em sua 56a. edição, o IPW25 deu, mais uma vez, um show de organização em Chicago, no centro de convenções McCormick, entre os dias 14 de 18 de junho.
Geoff Freeman, presidente e CEO da U.S. Travel Association, e Kristen Reynolds, presidente e CEO do órgão de fomento turístico Choose Chicago, foram algumas das estrelas desse evento que atraiu mais de 6 mil profissionais de 64 países.








O Estado de Illinois, onde fica Chicago, também teve papel importante na organização do IPW25 e promoveu viagens de participantes pelo seu território.
“Precisamos recuperar o espaço perdido para outros destinos internacionais”, disse Freeman em seu discurso de abertura, onde projetou em US$26,1 bilhões o faturamento do setor de turismo dos EUA nos próximos anos. A estimativa é que 10,9 milhões turistas estrangeiros visitem o país nos próximos três anos.
Durante o evento, foram realizados perto de 100 mil encontros pré-agendados, de 15 minutos cada, entre ‘buyers” (operadores de turismo internacionais) e “suppliers” (fornecedores de serviços nos EUA).




Só do Brasil, estiveram presentes 33 operadoras de viagens, além de jornalistas especializados e ‘influencers’.
Além de explorar o salão do centro de convenções McCormick com os estandes de megaparques temáticos, redes hoteleiras, “convention & visitors bureaus”, empresas de tours, os jornalistas têm um dia de encontros com os mais diversos “suppliers” dos EUA, no chamado “Media Market Place”, organizado por Cathy Keefe Reynolds, diretora da U.S. Travel Association.




No ano que vem, com a Copa do Mundo de Futebol e uma série de eventos históricos, a organização do IPW projeta atrair um número recorde de visitantes estrangeiros. Na Filadélfia, os 250 anos do aniversário da Independência dos EUA ocorrida em 1776 será celebrada com o nome “América 250”.
Em três anos, cerca de 10,9 milhões turistas devem visitar o país –e o IPW tem papel fundamental na promoção dos EUA e de sua infra estrutura turística junto aos compradores internacionais.
PALESTRAS ESPECIALIZADAS
Outra atração para os jornalistas são as entrevistas coletivas e, neste IPW25, as novidades durante esses encontros foram divulgados em eventos como o café da manhã organizado por Orlando, na Flórida, a exposição de números e estatística pelo Brand USA –órgão oficial de fomento turístico do país, presidido por Fred Dixon– e, também por palestras de representantes da Filadélfia, de Arkansas, de Washington (DC), dos Estados por onde passa a Rota 66 e de Great Fort Lauderdale, que recepcionou os participantes com uma festa de encerramento no centro de convenções.
Great Fort Lauderdale, na Flórida, será, aliás, sede do próximo IPW, entre 17 e 21 de maio de 2026.





Já em 2027, o evento vai acontecer em Nova Orleans, na Louisiana.
Na sequência, estão projetados para acontecer o IPW28, que terá lugar em Detroit (Michigan). Também estão confirmados o IPW29 em Denver (Colorado); e o IPW30, em Anaheim (Califórnia).