Centenário, o píer de Santa Monica é, literalmente, um playground de L. A. à beira-mar

SILVIO CIOFFI – ENVIADO ESPECIAL AOS EUA/IPW24

Para realmente  entender –e curtir– Los Angeles e sua, é preciso caminhar à beira-mar ou pedalar entre as praias de Venice Beach e Santa Monica. Foi ali, numa ponta da estrada conhecida como Pacific Coastal Highway ou Rota 1, que, nos anos 1970, uma geração de surfistas e skatistas conhecidos como os Z-Boys, iniciaram uma revolução comportamental ligada à fruição das praias e das ondas.

E é no canto esquerdo dessa festejada praia de Santa Monica, que o píer de madeira, sempre bastante movimentado, reúne uma legião de visitantes.

No alto, a vista geral do pier de Santa Monica; acima, detalhes da roda-gigante, movida a energia solar, e da praia que foi ícone de uma geração de surfistas a partir dos anos 1960 e 1970 (foto Silvio Cioffi – V!VA)

A construção desse píer remente aos anos 1890 e, principalmente depois dos anos 1920, o local virou referência tpara quem passeia e procura restaurantes típicos, suvenires ou quer simplesmente desfrutar de uma bela vista da praia de Santa Monica e do oceano Pacífico.

O parque diversões com sua centenária roda-gigante coberta de néons é onde, oficialmente, acaba a mítica Rota 66. 

As atrações de parque, que incluem de estandes de arco-e-flecha à uma pequena montanha-russa, são ‘vintage”, mas, hoje, são movidas à energia solar.

Acima, detalhes da montanha-russa e do parque de diversões do centenário pier, no canto esquerdo da praia de Santa Monica (foto Silvio Cioffi – V!VA)

Em todo Estado da  Califórnia, as “highways” 1 e 101, que se entrelaçam e cruzam o Golden State de sul a norte à beira-mar, estão entre as estradas pioneiras do mundo desde os anos 1920, tendo sido abertas concomitantemente com o surgimento dos primeiros automóveis.

Mas foi o livro “On The Road”, lançado por Jack Kerouac, em 1957, que a imagem californiana se associou indelevelmente à era das viagens de carro e, por extensão, às estradas que convergem a Santa Monica.

Além do píer, dos hotéis praianos, de bares e restaurantes badalados ao longo da avenida à beira mar, o centro de compras Santa Monica Place e as ruas na região mais comercial de 3rd Street Promenade, que já foram mais chiques, são referências para quem passeia e faz compras no bairro.

Próxima parada, WILSHIRE BOULEVARD

Outra referência para entender a georgrafia e capturar a alma de Los Angeles, a avenida Wilshire Blvd. talvez seja a mais conhecida via local e tem início em Santa Monica, próxima à praia, e corta a cidade até o bairro das compras por excelência: Beverly Hills.

Deixe um comentário