SILVIO CIOFFI – ENVIADO ESPECIAL AOS EUA/IPW24
Organizado pela U.S.Travel Association em colaboração com o Brand USA/Visit The USA, o IPW24/ IPW 2024, maior evento da indústria do turismo dos EUA, aconteceu em Los Angeles (Califórnia), entre os dias 3 e 7 de maio. E, de acordo com os organizadores, estima-se que o megaevento deverá gerar receitas de US$5,5 bilhões em futuras viagens de lazer para o país.
Nesses três dias, cerca de 5.700 profissionais do setor –entre forncedores de produtos turísticos norte-americanos (“suppliers”), 2.000 compradores internacionais (“buyers”) e jornalistas especializados de mais de 70 países– se reuniram no Los Angeles Convention Center (LACC), seja para 90.000 encontros pré-agendados de 15 minutos cada, seja para palestras e seminários que promoveram alguns dos principais destinos de turismo nos EUA.








No alto da pág. e acima, cenas do espaço California Plaza e do IPW24, maior evento do turismo dos EUA, realizado no Los Angeles Convention Center (fotos Silvio Cioffi – V!VA)
Geoff Freeman, presidente e CEO da U.S.Travel Association, o IPW24 –também chamado de IPW2024– afirmou no evento que, no ano passado, os EUA receberam 67 milhões de turistas internacionais, o que correspondeu a 84% do número de visitantes na comparação com o período pré-pandemia.
Apesar da demora em se obter visto para visitar os EUA em diversos países do mundo, entrave que a U.S.Travel Association vê com atenção, Freeman afirma que a retomada está a todo vapor e projeta, para 2027, que 90 milhões de turistas estrangeiros devem escolher o país para viagens de lazer.
No foco de Geoff Freeman, além da necessidade de diminuir as filas para obetenção de visto e de agilizar, com segurança, a admissão e checagem de turistas nbs aeroportos, estão a Copa do Mundo, em 2026, e os Jogos Olímpicos, em 2028.
PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NO IPW24
Incialmente chamado de International PowWow e organizado apenas pela indústria do turismo –a U.S.Travel Association reúne empresas do setor–, o IPW24 chegou, neste ano, à sua 55a. edição.
Na gestão do presidente Obama (2009-2017), orientado por uma política de Estado que visava colocar os EUA no topo da lista entre os países que mais recebem turistas no mundo, o evento ganhou reforço do Brand USA/Visit The USA, um órgão oficial, passando a se chamar IPW.
Tradicionalmente, o Brasil tem sempre uma grande representação nos IPWs e, neste ano, entre operadores, agentes de turismo e jornalistas especializados, a delegação brasileira somou mais de 150 profissionais –ficando apenas atrás do Reino Unido.
Foram 35 as operadoras e agências de turismo brasileiras (veja a lista abaixo) que participaram do evento visitando estandes no salão do Los Angeles Convention Center para encontrar fornecedores de redes hoteleiras, de empresas de transporte e de “tours, represntantes de megaparques temáticos, dos Conventions&Visitors Bureaus (CV&Bs), de museus, órgãos oficiais de fomento de Estados e cidades, etc.



Cathy Keefe Reynolds, diretora de imprensa da U.S.Travel Association, que organiza o IPW e Osmar Maduro, da Interamerican Network na sala de imprensa; no detalhe, o Media Market Place (fotos Silvio Cioffi – V!VA)
Para os jornalistas internacionais, a atenção foi mais focada nas palestras e seminários organizados por Cathy Keefe Reynolds, diretora de imprensa da U.S. Travel Association, e na participação no Media Market Place, onde há encontro com os “suppliers’.
OS SEMINÁRIOS DO IPW24 EM REVISTA
A. ORLANDO/VISIT ORLANDO – Na Flórida, segundo a presidente e CEO do Visit Orlando, a cidade dos megaparques recebeu 6 milhões de turistas internacionais em 2023 e os brasileiros ficaram em 3o., atrás de Canadá e Reino Unido
B. U.S.TRAVEL ASSOCIATON/GEOFF FREEMAN – O novo presidente e CEO da entidade reuniu autoridades para discutir a agilidade na concessão de vistos e ideias para agilizar a checagem de turistas nos aeroportos de chegada

Geoff Freeman, presidente e CEO da U.S. Travel Association, durante debate sobre vistos e recepção aos turistas nos aeroportos dos EUA (foto Silvio Cioffi – V!VA)
C. UTAH OFFICE OF TOURISM – Tradicional cenário de filmagens cinematográficas, Estado promove parques nacionais, esqui nas montanhas Rochosas e inova propondo “tours” para observação noturna de estrelas e planetas
D. WASHINGTON (DC) – A capital dos EUA inova com festivais de jazz, visitas guiadas a embaixadas, passeios pelo rio Ptomac novos restauranes estrelado pelo Michelin e seus promove 25 museus com entrada gratuita
E. NEW YORK CITY TOURISM + CONVENTIONS – A gigante metrópole que nunca dorme, renova seu marketing mundial, comemora recorde de visitação e se liga no futebol de olho na Copa América e na Copa do Mundo 2026
F. FORT LAUDERDALE – Famosa por ser um destino de cruzeiros marítimos que navegam pela Flórida, a cidade dos iates e mansões à beira-mar –e cujo lema é “todos sob o Sol”– se prepara para hospedar o IPW26



Da esq. para a dir., palestras para a imprensa realizadas por representates do Estado de Utah, Nova York e Washington no IPW24 de Los Angeles (fotos Silvio Cioffi – V!VA)
G. MASSACHUSETTS/MA250 – Estreando em sua primeira conferência num IPW, a prestigiosa e histórica cidade das universidades norte-americanas se esmera para organizar eventos alusivos aos 250 anos da Revolução Americana
H. CHOOSE CHICAGO – Banhada pelo lago Michigan, pontilhada de parques e dona de 60 magníficos museus, a metrópole da arquitetura contemporânea inova a cena do jazz e já entra no ritmo para ser a sede do IPW25



Cenas do evento que apresentou as novidades de Chicago no IPW24 de L.A.; em 2025, entre 14 e 18 de junho, a “Windy City” será sede do IPW25 (fotos Silvio Cioffi – V!VA)
O IPW ATÉ 2030
Confira as cidades-sede do maior evento da indústria do turismo nos EUA nos próximos anos:
2025 – Chicago (Illinois)
2026 – Grand Fort Lauderdale (Flórida)
2027 – Nova Orleans (Louisiania)
2028 – Detroit (Michigan)
2029 – Denver (Colorado)
2030 – Anaheim (Califórnia)
De A a Z as 35 operadoras e agências do Brail no IPW24:
Abreu, Agaxtur, Azul, BeFly, BWT, CVC Corp., Diversa, Domus, Easy Time, Easy Travel Shop, EHTL, EZLink, Frt, Interep, Lusanova, Koglin, Magic Blue, Mondiale, Mobility, Motorhome Experience, Motorhome Trips, New Age, Nice Via Apia, OFB, Online Travel Concierge, Orinter, Personal Brasil, Schultz, Smiles Viagens, Sun Coast USA, Tio Orlando, United Tours, Vila Capi, ViagensPromo, VMZ.









Nas fotos acima e abaixo, dentro e fora do Centro de Convenções, o IPW24 reuniu festivamente 5.700 profissionais do setor de turismo de todo o mundo e deve gerar US$ 5,5 bi em futuras viagens para os EUA; para a indústria do turismo, diversão é coisa séria (fotos Silvio Cioffi – V!VA)










texto textUNIVERSAL STUDIOS E CENAS DA ÚLTIMA FESTA
Nas imagens abaixo, modelo fazendo pose de Marilyn Monroe; estandes que recriaram cenas dos filmes “Psicose”, “Tubarão” e “Back to The Future” e bonecos com personagens de ” Os Simpsons” embalaram a última festa do IPW24 na Universal Studios (fotos Silvio Cioffi – V!VA)








