SILVIO CIOFFI – ENVIADO ESPECIAL AOS EUA
Diante do mar e bordeando Seattle, a avenida Alaskan Way concentra os píeres históricos numerados que abrigam restaurantes turísticos de frutos do mar, lojas de antiguidades, de suvenires, operadoras de passeios de barcos, o Aquário da cidade e até uma nova e imensa roda-gigante –a Seattle Great Wheel. Com 53 metros de altura, a nova atração se projeta por 50 metros sobre as águas na baía de Elliott e fica no Píer 57.




Originalmente tomada pelos trilhos do trem que ligava o Estado de Washington ao Alaska, ao longo da baía de Elliot, a região é também chamada de Waterfront.





(foto Silvio Cioffi – V!VA)
Desde fevereiro de 2019, a parte de Alaskan Way que abriga os píeres históricos, entre as ruas South King e Pine, está sendo remodelada e ganhando um enorme passeio pedonal e, também, uma ciclovia. Confira o projeto ora em fase de conclusão aqui.




PÍERES EM REVISTA
Percorrendo a pé a Alaskan Way, na região diante do mercadão Pike Place, vale admirar os antigos galpões históricos numerados que remontam aos anos 1800, quando a extração de madeira (timber) era uma importante atividade local.




Um dos mais elegantes, o Píer 54, foi construído em 1899. Lá está o restaurante turístico Yvar´s, especializado desde 1938 em frutos do mar e mariscos. A casa pratica preços módicos, mas que não está no melhor de sua forma.




No píer seguinte, o 55, funciona a operadora de passeios de barco Argosy Cruises, que opera grandes barcos de passeio pelo porto e na baía de Elliott com bons tours narrados.
O galpão de número 56 abriga o oyster bar Elliott´s. É turístico, elegante e algo caro, com mesas dentro, um grande bar de ostras e coquetéis. A carta de vinhos é sofisticada, e o Elliott´s também tem mesas externas quando o clima não está frio e chuvoso.


(foto Silvio Cioffi – V!VA)

(foto Silvio Cioffi – V!VA)


Nos píeres 59 e 60, cujo endereço é 1.483 Alaskan Way, fica o Seattle Aquarium, que funciona das 9h30 às 18h, com última entrada às 17h. Aberto originalmente em 1962 para a Exposição do Século 21 –que mudou a face urbana de Seattle e legou à metrópole a torre Space Needele e o trem futurista suspenso Monorail– esse aquário hoje tem foco em atividades educativas e ecológicas na preservação de espécies da fauna e da flora locais. Num andar inferior, há uma interessante ala abaixo do nível do mar onde se observa a atividade subaquática de aves marinhas.


(foto Silvio Cioffi – V!VA)

(foto Silvio Cioffi – V!VA)

No passado, o aquário exibia orcas e outros mamíferos marinhos, cujos shows felizmente têm sido regulamentados e banidos em todo o mundo.



BEATLES PESCARAM DA JANELA DO EDGEWATER HOTEL
Longe da região de píeres que vem sendo reurbanizada, mas ainda na Alaskan Way, em Central Waterfront, o curioso The Edgewater Hotel recebeu a banda britânica The Beatles em 1964. John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison se apresentaram na cidade.
Ao terminar o show na cidade, os Fab Four, como eram chamados, voltaram ao hotel de ambulância para despistar os fãs. Como o hotel fica numa construção de quatro andares e 223 quartos que avança pelo mar, ficou famosa uma foto em que os Beatles são vistos pescando de uma das janelas de sua suíte, ainda hoje preservada com sua decoração original.
