SILVIO CIOFFI – ENVIADO ESPECIAL AOS EUA
Tão festivo quanto profissional, realizado no Henry B. González Convention Center, em San Antonio (Texas) entre os dias 20 e 24 de maio, o IPW2023 –maior evento da indústria do turismo norte-americano– superou, em sua 54ª edição, todas as expectativas, pôs uma pá de cal nos tristes tempos de pandemia e recolocou os EUA entre os países que mais recebem visitantes em todo o mundo.
Cortando a fita na abertura do evento pela primeira vez, Geoff Freeman, novo CEO da US Travel Association, substituiu Roger Dow, que se aposentou colocando no currículo uma histórica e bem sucedida carreira de líder da indústria.


Dow, cuja principal assessora Cathy Keefe Reynolds continua dirigindo o contato com os jornalistas especializados e a organização de palestras e seminários, inscreveu os IPWs –que originalmente tinham a denominação International Pow Wow– no topo da lista entre os eventos mundiais do setor. Malcolm Smith, gerente geral do IPW, também segue na direção do evento.
Neste IPW2023, Geoff Freeman, o CEO que sucede Roger Dow, declarou ter como meta receber 90 milhões visitantes estrangeiros até 2027. Para o novo presidente da US Travel Association, os entraves para alcançar a marca seguem sendo a demora para conceder vistos de entrada; a melhora constante na triagem e recepção dos visitantes nos aeroportos; a expansão da malha das companhias aéreas e a competição acirrada de destinos internacionais.


O IPW EM NÚMEROS
Realizado pela US Travel Association em conjunto com a organização Brand USA desde o governo do presidente Obama (2009-2017), o IPW2023 reuniu cerca de 5.200 participantes entre suppliers, os representantes da indústria do turismo dos EUA; buyers, os compradores e operadores de viagens internacionais; e os jornalistas especializados.
Superando os números de 2019, estima-se que o IPW possa gerar estimados US$ 5,5 bilhões em viagens futuras aos EUA –e é certo que, o deste ano, colocou San Antonio nos roteiros de cidades históricas a serem visitadas no país.
Sempre grandioso, o IPW é um evento presencial que reúne estandes de empresas do setor de viagens –entre operadores de viagens, parques temáticos, museus, Conventions & Visitors Bureaus de destinos dos EUA, empresas de transportes, hoteleiros etc.

Neste ano, mais de 30 operadores de turismo brasileiros compareceram e, ao todo, o IPW2023 reuniu delegações de mais de 60 países.
Mas, para além do espaço de eventos, há sempre um grande interesse pelas palestras com lideranças que, neste ano, foram assistidas por mais de 500 profissionais, entre jornalistas internacionais, blogueiros e produtores de conteúdos digitais.
COLETIVAS E PERSPECTIVAS
Entre as coletivas de imprensa organizadas por Cathy Reynolds foram destaques, entre outros, os eventos de Washington (DC), do Philadelphia CV&B, do New Orleans & Co., de Fort Myers, da também texana Austin e do editor-chefe dos Guias Michelin, agora empenhado em classificar os restaurantes estrelados da Filadélfia.

O gran finale foi a conferência de Los Angeles, que será sede do IPW2024, entre os dias 3 e 7 de maio do ano que vem. A CEO do Visit California, Carmen Beteta, lançou no IPW de San Antonio uma vibrante campanha de promoção com a chamada “The Ultimate Playground”.

Com mais voos internacionais e 127 novos hotéis, Los Angeles é um dos epicentros do Estado da Califórnia, o principal destino turístico norte-americano.
