Multiétnica e cênica, San Francisco é berço da vanguarda californiana
SILVIO CIOFFI – ENVIADO ESPECIAL AOS EUA
Uma tremenda metrópole de 815 mil habitantes que recebe 8 milhões de turistas anualmente. Berço do movimento literário beatnik nos anos 1950/1960. Eterna cidade norte-americana de vanguarda nas letras, nas artes e no ativismo pró-direitos humanos. Porto de entrada de uma multidão de imigrantes que, a partir de 1848, protagonizou a Corrida do Ouro. Capital da inovação do design, referência no desenvolvimento de novas tecnologias no setor de internet. No norte da Califórnia, emoldurada pela ponte Golden Gate e dentro de uma baía voltada para o Oceano Pacífico, San Francisco é uma das metrópoles mais cênicas e visitadas nos EUA.
No alto e acima, a monumental Golden Gate, une San Francisco a Sausalito; a ponte tem 2,7 km de extensão por 27 m de largura e foi construída entre 1933 e 1937 (Fotos Silvio Cioffi – V!VA)
Prédio com telhado tradicional chinês na Chinatown de San Frabcisco (Foto Silvio Cioffi – V!VA)Detalhe de cable car, bonde que percorre zunindo os altos e baixos da cidade (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Leões-marinhos tiram soneca na área do Píer 39 (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Contemporânea e vitoriana a um só tempo, a cidade foi, ao longo da história, epicentro de terremotos e de um turbilhão de acontecimentos empresariais, culturais e contraculturais.
Na área de Embarcadero, próxima ao mar e diante da baía de San Francisco, píeres remodelados pela arquitetura contemporânea abrigam atrações turísticas como o Ferry Building Marketplace, o Píer 39 e o Fisherman´s Wharf, o Aquário of the Bay, o museu Exploratorium e a velha fábrica de chocolates transformado em shopping center Ghirardelli.
O edifício Columbus, de 1907, endereço do Café Zoetrope, do cineasta Francis Ford Coppola (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Néon do Café Vesúvio, ao lado da livraria City Lights (Foto Silvio Cioffi – V!VA)Luminoso do restaurte Sears, próximo a Union Square (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
As bay-windows, janelas reminiscentes da era vitoriana inglesa, foram herdadas pela arquitetura de San Francisco (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Escultura de Atlas carregando um relógio na fachada da joalheira Tiffany & Co., em Union Square (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
E, no topo da cidade, encarapitada numa colina, a Union Square, praça histórica cercada pelos melhores hotéis, lojas de grife e restaurantes turísticos, marca a transição do centro comercial para o distrito financeiro da metrópole.
Poste de luz com design chinês em rua de Chinatown (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Cogumelos e produtos alimentares secos à venda em loja em Chinatown… (Foto Silvio Cioffi – V!VA)…e um grupo de idosos sino-americanos jogam cartas no Bairro Chinês (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Prédios de Chinatown são adornados por lanternas e letreiros em mandarim; no alto, uma bandeira solitária de Taiwan (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Altar de um pequeno templo consagrado à deusa Mazu, adorada na China e em Taiwan (Foto Silvio Cioffi – V!VA)Jovem fabrica biscoitos da sorte em Chinatown entregues em restaurantes (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Completam esse panorama os bairros Chinatown e Little Italy, endereço certo para os apreciadores de restaurantes étnicos e pequenos negócios ligados à gastronomia.
Placa de açougue em Little Italy (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Balcão refrigerado com cortes de carnes no açougue Little City, em Little Italy (Foto Silvio Cioffi – V!VA)A Molinari Delicatessen fica na Columbus Ave., no Bairro Italiano da metrópole (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Conversível vermelho da marca Pontiac faz as vezes de Ferrari no bairro de Little Italy (Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Em empório do Bairro Italiano de San Francisco, balcão com frios e embutidos e, à esquerda, na foto, pacotes de gnocchi (Foto Silvio Cioffi – V!VA)