Um bondinho chamado cable car Foto Silvio Cioffi – V!VA 1

Um bondinho chamado “cable car”

DO ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO (EUA)

Costurando as partes alta e baixa de San Francisco, os bondes puxados a cabo, ou cable cars, têm sua história contada um diminuto museu.

Um bondinho chamado cable car Foto Silvio Cioffi – V!VA 3
No alto, cable car, que começou a operar em San Francisco em 1873 e, acima, uma das ladeiras, com parte da estrutura da Golden Gate ao fundo, e os trilhos do bondinho: imortalizadas em diversos filmes de Hollywood (Fotos Silvio Cioffi – V!VA)

Patrimônios da cidade, esses bondinhos abertos descem e sobem suas ladeiras zunindo e tilintando, sempre lotados de turistas. Pitorescos e inovadores a seu tempo, foram inventados por Andrew Smith Hallidie, um engenheiro nascido em Londres, e começaram a interligar San Francisco no longínquo ano de 1873.

Um bondinho chamado cable car Foto Silvio Cioffi – V!VA 2
Cable car, inventado na cidade por um engenheiro inglês, sobe ladeira
(Foto Silvio Cioffi – V!VA)

No dia-a-dia, a operação dos cable cars tem início às 6h30 e vai até a meia-noite. São duas as linhas principais: a Powell-Hyde, com ponto final na Union Square; e a Powell-Mason, cujo início fica na colina Nob Hill e vai até a região de Fisherman´s Wharf –antigo píer de pescadores transformado em uma sala de visitas da cidade e onde os turistas observam os leões-marinhos, compram suvenires e se deliciam com potinhos de sopa cremosa de mariscos clam showder ou com coquetéis de caranguejo.

Para saber valores das passagens e outras informações sobre o cable car, clique aqui. (SILVIO CIOFFI)

Deixe um comentário