DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA
No Estado de Michigan, no coração dos EUA, Ann Arbor é cercada por uma natureza de árvores exuberantes e sede da prestigiosa University of Michigan. E, para além de faculdades, imensas bibliotecas e do seu centrinho, a cidade é dona do Kerrytown Market & Shops.


(Foto Silvio Cioffi – V!VA)


(Foto Silvio Cioffi – V!VA)

(Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Histórico e deliciosamente passadista, o prédio, localizado em 407 N 5th Ave. foi transformado em mercado em meados dos anos 1960.
Curiosamente, o mercado foi batizado em homenagem a um condado na Irlanda, o County Kerry e, em seus dois andares, concentra o comércio de produtos alimentares e bebidas no térreo.


No andar superior, há lojas de objetos de casa e de decoração, brinquedos, de roupas, papelaria e livraria.
Para os caçadores de sabores, o mercado de Kerrytown é uma perdição. Com sua atmosfera meio hippie, oferece produtos gourmet nos diversos setores –e, em cada um deles, há um comerciante apaixonado por seu ofício. (SILVIO CIOFFI)

NO MONAHAN´S, A MULTIPLICAÇÃO DOS PEIXES
DO ENVIADO ESPECIAL
A primeira parada é a peixaria Monahan´s Seafood, gerida, desde 1979, pelo simpaticíssimo Mike Monhahan e por suas filhas Kim e Sarah.
O crítico de gastronomia e chef Anthony Bourdain (1956-2018) foi um dos que, seduzido pela qualidade dos produtos, gravou um programa de TV no Monahan´s. As estrelas dessa peixaria chique são obviamente os pescados muito frescos e a surpresa de suas procedências. Assim, fica até difícil entre escolher entre a variedade de ostras e camarões, as sardinhas vindas de Portugal, o povo espanhol, o salmão defumado da Escócia e o fresco pescado no Pacífico dos EUA.


(Foto Silvio Cioffi – V!VA)
A lista não para por aí: há lagostas do Maine e do Caribe, peixes raros como o mackerel (parente da cavalinha), filé de arenque em conserva enrolado no picles de pepino (rollmops), siris e caranguejos.
Assim, quem é adepto do pecado da gula e do pescado da hora, o ideal para quem visita Ann Arbor é se hospedar em algum lugar com cozinha.

De todo modo, o Monahan´s também tem sua diminuta cozinha e prepara na hora algumas receitas arrebatadoras, como mariscos cozidos no vapor, sopinhas cremosas clam chowder, sanduíches de salmão defumado ou de ostras empanadas, filezinhos de peixe fritos na manteiga dourada com alcaparras, verduras ao vapor, saladinhas coleslow, tudo sempre acompanhado de pão de centeio bem fresco.
A pequena cozinha do Monahan´s funciona em horários limitados, geralmente das 11h às 15h nos dias de semana e das 10h às 15h aos sábados, fechando aos domingos. Já a peixaria propriamente dita, segue o horário do mercado e é mais movimentada nas manhãs de sábado. (SC)

NO SPARROW MEETS, A CARNE É FORTE
DO ENVIADO ESPECIAL
O açougue Sparrow é outra parada para carnívoros de todo o mundo. O negócio ocupa quase toda a lateral do mercado e, no seu imenso balcão refrigerado, estão expostos steaks de cortes bem americanos (sirloin, t-bone, rib-eye etc), embutidos, poultry (carnes de frango, pato e peru), cortes de carne de porco. O Sparrow abre das 8h às 19h nos dias da semana e até às 18h aos sábados. Domingo, dia que recebe os aficionados por churrasco em incursões emergenciais, esse açougue do mercado Kerrytown funciona das 9h às 18h para não deixar ninguém com o espeto na mão. (SC)


(Foto Silvio Cioffi – V!VA)

(Foto Silvio Cioffi – V!VA)
FRUTAS, VERDURAS, COGUMELOS, QUEIJOS…
DO ENVIADO ESPECIAL
Além da peixaria e do açougue, praticamente todo o andar térreo do mercado de Ann Arbor vende praticamente qualquer produto culinário.


(Foto Silvio Cioffi – V!VA)

(Foto Silvio Cioffi – V!VA)

Laticínios locais, queijos americanos e importados, grãos, hortaliças, pão artesanal fresco, lataria, massas e molhos prontos, cafés finos, frios, azeites, frutas locais como berries e morangos, o delicioso mel de Michigan. (SC)

O ZINGERMAN´S DELI, ATRAVESSANDO A RUA
DO ENVIADO ESPECIAL
A delicatessen mais famosa de Ann Arbor nasceu no mercado e atravessou a rua, abrindo suas portas na 422 Detroit St. em 1982.
Com uma queda por comidas judaicas, mas muito cosmopolita, o Zingerman´s é um misto de mercado de ingredientes gourmet, rotisseria que vende comidas prontas para levar para casa, sanduíches sofisticados, vinhos, azeites extra-virgem e café.
Cada uma dessas sessões tem um horário ligeiramente diferente. O café, que prepara a bebida ao estilo italiano com maestria, além de bolos, tortas e doces, começa funcionar às 7h. No geral, o Zingerman´s abre das 11h às 19h –e também organiza degustações, cursos de doçaria, forma pizzaiolos amadores e funciona como uma espécie de “universidade da gula”. (SC)

COMO CHEGAR E MAIS DICAS
DO ENVIADO ESPECIAL
Quem for ao mercado de carro, vai se deparar com um estacionamento com parquímetros que funcionam até as 18h e não cobra aos domingos.
No geral, o andar térreo do Kerrytown Market abre de segunda a sexta, das 8h às 19h; das 7h às 18h, aos sábados; e das 9h às 18h, aos domingos.


(Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Os horários podem variar, e o Monahan´s Seafood e o açougue Sparrow têm seus próprios horários.
Outra loja a visitar é o Everyday Wines, que fica bem atrás da peixaria e foca em vinhos de qualidade com preços até US$ 20 ou US$ 30 a garrafa.
A variedade é grande: há vinhos europeus, australianos, americanos e sul-americanos e até taças avulsas de cristal da marca alemã Riedel para vender e inclusive bons preços para a “linha restaurante” (mais barata). (SC)


UM BAIRRO FEITO PARA PASSEAR
DO ENVIADO ESPECIAL
Embora Kerrytown não faça parte do centro histórico dominado pela Main St., em Ann Arbor, e também não fique localizado perto do campus, suas calçadas e ruas cobertas de tijolinhos vermelhos convidam ao passeio.
Num raio de poucas quadras do mercado –limitado pela Main St., a oeste; pela Depot St., ao norte; pela Division St., a leste; e pela Huron St, ao sul–, há diversas lojas pequenas e charmosas, pequenos restaurantes, livrarias e sebos.
Do lado de fora do mercado, o Farmer´s Market de Kerrytown funciona aos sábados das 8h às 15h, mas é bom lembrar que os fazendeiros e pequenos produtores não oferecem suas frutas, verduras, flores, geleias e conservas no auge do inverno entre o final e o início de cada ano, que costuma ser rigoroso nessa região do Estado de Michigan.

E, se por um lado a charmosa Ann Arbor, uma cidade universitária e intelectual por excelência, não integre os roteiros obviamente turísticos nos EUA, descobrir seus encantos numa viagem em estilo slow travel passa pelo roteiro slow food, cujo epicentro local é o mercado de Kerrytown.
Boa viagem e bom apetite! (SC)