DA REDAÇÃO DO V!VA
No norte da Califórnia, San Francisco é uma metrópole à beira de uma baía e parcialmente encarapitada sobre colinas. No alto, letreiro de uma lojinha no Píer 39, um dos locais mais turísticos da metrópole.
O escritor Mark Twain (1835-1910), nome de pluma de Samuel Langhorne Clemens, uma vez afirmou “que o pior inverno da minha vida foi um verão que eu passei em San Francisco”.
Descubra a seguir na linha do tempo fatos históricos dessa metrópole varrida por ventos frios provenientes do Oceano Pacífico e palco de um dos maiores movimentos imigratórios mundiais, a Corrida do Ouro, entre 1848 e 1855. (SILVIO CIOFFI)
CONFIRA, ANO A ANO, A HISTÓRIA DE SAN FRANCISCO:
–San Francisco nasceu Yerba Buena, numa vila e fortaleza fundada por espanhóis em 1776.
–Em 1821, o México se tornou independente, e a cidade passou para seu domínio.
–Por volta de 1845, viviam na cidade cerca de 800 pessoas, a maioria dedicava-se à pesca.

–Com a descoberta das minas no interior da Califórnia, a Corrida do Ouro tem início em 1848.
–Já sob o domínio dos EUA, a cidade se transforma num importante ponto de apoio às multidões de caçadores de fortuna.
–Em 1846, no bojo da revolta de Bear Flag, o exército dos EUA vencem o México e a Califórnia passa para o domínio americano.

–No dia 24 de janeiro de 1848, os jornais californianos noticiam a descoberta de ouro em Sutter´s Mill. No ano seguinte, uma multidão de garimpeiros, os forty-niners, chega a San Francisco.
–Após a descoberta do ouro nos rios californianos, San Francisco vê sua população crescer de 1.000 para 25 mil habitantes em dois anos.
–O ano de 1850 transforma a Califórnia, então apelidada de Golden State, como o 31° Estado dos EUA.
–A população afrodescendente escravizada na região das minas de ouro passa de 300, em 1852, para 4.000 pessoas, em 1860.
–Durante a Guerra de Secessão (1860-1865), guerra civil que opôs o norte e o sul dos EUA, o governo americano envia 1.700 militares a San Francisco.

–Passado o conflito fratricida, San Francisco se torna uma urbe cosmopolita; no final do século 19, imigrantes vindos mormente da Europa e da China formam a maioria de sua população.
–Sacudida por um forte terremoto seguido de incêndio devastador, em 1906 a cidade do norte da Califórnia teve 70% de sua infraestrutura destruída.
–Nove anos mais tarde, em 1915, San Francisco, remodelada e com um parque em estilo beaux-arts, recebe a Expo Panamá-Pacífico, uma emblemática exibição internacional.

–Cerca de 18 milhões de visitantes de todo o mundo compareceram à Expo Panamá-Pacífico. Causaram furor no evento o advento do telefonema transcontinental, o telégrafo sem fio e o automóvel.
–Depois da Primeira Guerra na Europa (1914-1918), San Francisco se forma como um importante centro financeiro e comercial.
–Nos anos 1920, os jornais e as revistas ganham popularidade. San Francisco ganha força como sede do conglomerado de mídia do magnata W. R. Hearst.

–A ponte Golden Gate, ligando dois lados da baía de San Francisco, é inaugurada em 1937 e, com 2.737 m de comprimento e altura de 227 m, deixa o mundo boquiaberto.
–A Segunda Guerra Mundial irrompe na Europa em 1939, e San Francisco passa a fabricar navios de guerra. Ao fim do conflito, em 1945, sua população soma 828 mil habitantes.
–A Organização das Nações Unidas (ONU) é fundada em San Francisco em 1945; oficiais de 50 nações legitimam o nascimento da entidade que, depois, ganha sede em Nova York.
–Nos anos 1950/1960, irrompe o movimento literário beatnik e, a seguir, o movimento hippie. San Francisco se torna referência de movimentos culturais e contraculturais.

–Na década de 1970, o movimento pelos direitos dos homossexuais ganha força e, em 1978, Gilbert Baker cria na cidade a bandeira do arco-íris.
–O skyline de San Francisco ganha em 1972 um arranha-céus em forma de pirâmide, a torre Transamerica Pyramid, obra do arquiteto luso-norte-americano William Pereira.
–Um violento terremoto sacode a cidade; chamado de Loma Prieta, o tremor alcança 7,1 pontos na escala Richter, mata 12 pessoas e causa extensos danos em viadutos e vias da cidade.

–Pioneira, em 1993, San Francisco promulga lei que proíbe fumar em escritórios e em qualquer espaço público da cidade. A lei entraria em vigor apenas em 1998.
–Alcunhada de The City by the Bay, a cidade chega ao século 21 ostentando o tombamento de mais de 180 locais catalogados pelo Registro Nacional de Lugares Históricos.
–O San Francisco Museum of Modern Art (SFMoma), projeto do arquiteto suíço Mario Botta abre as portas em 1995. Pós-moderno, o edifício marca a regeneração urbana do bairro de Yerba Buena.
–Estoura, em 2001, a chamada “bolha” das empresas de internet, ou dot-com, e o revés machuca a economia da cidade com êxodo de profissionais ultra-qualificados.
–Quarta cidade mais populosa da Califórnia e 17ª dos EUA, San Francisco se torna a primeira cidade dos EUA a legalizar o casamento homossexual em 2004.
–O ano de 2023 marca a retomada das atividades pós-covid19. San Francisco hospeda uma profusão de eventos e festivais, caso dos International Film Festival, da Mission Carnival Celebration e do festival de North Beach (confira a lista em www.sftourismtips.com)