DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN
Segunda maior cidade de Taiwan, com 2,7 milhões de habitantes, Kaoshiung está localizada a sudoeste da ilha de Taiwan e diante do estreito que separa o país da China.

(Fotos Silvio Cioffi – V!VA)

(Foto Silvio Cioffi – V!VA)
Na metrópole, dois templos, um antigo que reverencia Confúcio e outro moderno, budista, estão entre os mais visitados. De arquitetura tradicional, o grande templo dedicado ao filósofo e pensador Confúcio, que viveu por volta de 500 a.C., no período das Primaveras e Outonos (dinastia Tang), foi originalmente construído em 1684. Um novo templo o substituiu em 1976 perto do lago Lótus. Curiosamente, Confúcio não deixou obra escrita, apenas citações das quais se depreende que foi um sábio ético, preocupado com a moralidade dos governos e das pessoas, um defensor da sinceridade, da boa convivência e da harmonia entre homens e natureza.
Já o templo Fo Guang Shan, cujo nome significa literalmente montanha iluminada de Buda, é contemporâneo e pertence a uma ordem religiosa que administra templos ao redor do mundo desde 1967. O imenso templo e museu budista Fo Guang Shan, nos arrabaldes de Kaoshiung, tem filiais no Brasil (Cotia-SP), na Austrália, na África do Sul, na Europa, no Canadá e nos EUA. Em Taiwan, de tão monumental e moderno, lembra um parque da Disney. Lá há exposições de antiguidades, lojas chiques de bibelôs, restaurantes exclusivamente vegetarianos e equipamentos de multimídia para contar a história de Buda. (SILVIO CIOFFI)


(Foto Silvio Cioffi – V!VA)

