DO ENVIADO ESPECIAL A TAIWAN
Com uma praça hoteleira sofisticada, Taipé conta com a presença das principais redes norte-americanas, asiáticas, hotéis associados à rede Leading e mesmo com estabelecimentos butique. Mas, para os interessados em tradição local, a grande estrela da hotelaria segue o Grand Hotel –um gigante construído em Taipei City, 1, em Zhongshan N. Road, concebido em estilo arquitetônico chinês, em 1952, a mando do próprio Chiang Kai-shek.


Afastado do centro, com diversos restaurantes chineses e ocidentais, um brunch que atrai visitantes, o Grand Hotel tem ainda um salão de chá com doces de inspiração francesa e é sede de festivais gastronômicos internacionais.

Os quartos são grandes e têm terraço de onde se avistam os luxuriantes jardins da propriedade que hospedou presidentes estrangeiros, atores de Hollywood e cabeças coroadas de todo o mundo. Entre esses hóspedes célebras estão o presidente americanos Eisenhower (1960) e Lyndon Johnson (1961); o empresário Nelson Rockefeller (1975); Bill Clinton, então governador de Arkansas (1969); a ex-primeira ministra do Reino Unido, Margaret Tatcher (1992); o líder anti-apartheid Nelson Mandela (1993); e os atores Liz Taylor (1979), Alain Delon e Charles Bronson, ambos em 1981.
Moderno e mais modesto, o Sonnien Hotel, no distrito de Da-an, em 8, Ren-ai Road, é uma opção mais central para quem visita Taipé. (SILVIO CIOFFI)