DO ENVIADO ESPECIAL AOS EUA
O Eastern Market de Washington D.C. dista poucas quadras do Capitólio e já estava previsto nos planos que o engenheiro-militar franco-americano Pierre L´Enfant (1754-1825) traçou para construir essa metrópole planejada que é a capital dos EUA.


Histórico, esse mercadão abriu suas portas em 1871 e é referência tanto para visitantes como para chefs renomados, já que Washington é uma cidade que almoça e janta política local e internacional.
Todo construído com tijolos aparentes, ele entrou para o registro de propriedades tombadas e virou um landmark em 1971.
Mas o que devia ser também tombado é o seu patrimônio gastronômico, pois lá são comercializados verduras e frutas impecáveis, queijos, charcutaria, tortas e doces, carnes e peixes, além de uma profusão de temperos, ingredientes exóticos e até assados prontos.


Do lado de fora, nos finais de semana, acontece uma concorrida feirinha de antiguidades e artigos hippies. Mapas, gravuras, livros, moedas antigas, bottons originais de campanhas políticas do passado, artesanato e bijuterias, objetos para decoração e até tecidos e batiks transformam frequentadores em caçadores de relíquias nessa feira de pulgas (flea market).


Três estações de metrô (Washington Metro) convergem no Eastern Market: a Blue/azul, a Orange/laranja e a Silver/prata. Em área residencial elegante, o mercadão fica na 7th Street SE, no bairro de Capitol Hill, ideal para caminhadas.
TRAGÉDIAS HISTÓRICAS
Cidade monumental planejada e inaugurada logo após a Guerra de Secessão (1860-1865), Washington esteve à mercê de fatos históricos nem sempre pacíficos. Antes de se tornar formalmente a capital dos EUA, a região onde ela foi assentada foi palco de conflitos —e até de um bombardeio britânico, em 1814.
O mercado tal como é hoje não existia, mas, sim, um embrião, lugar onde havia uma feira de produtos alimentícios.



O prédio atual, de 1871, foi ampliado em 1908. Quase um século depois, numa manhã de 2007, um incêndio consumiu o Eastern Market, que foi reinaugurado renovado em 2009.
Confira nas imagens alguns produtos vendidos nas diversas bancas do mercadão histórico da capital dos EUA e, também, cenas da feirinha que tem lugar no seu externo. (SILVIO CIOFFI)

(Foto Silvio Cioffi-V!VA)

(Foto Silvio Cioffi-V!VA)



(Foto Silvio Cioffi-V!VA)


SITES:
Eastern Market
Turismo de Washington D.C.
Metrô de Washington D.C.
Visit The USA
US Travel Association