Em Londres, Harrods Food Hall é endereço da gula e luxúria Foto Silvio Cioffi-V!VA 3

Em Londres, Harrods Food Hall é endereço da gula e luxúria

DO ENVIADO ESPECIAL AO REINO UNIDO

Capital de um império onde, na era vitoriana, “o Sol nunca se punha”, a capital britânica tem na imensa e luxuosa loja de departamentos Harrods, no elegante bairro de Knightsbridge, a sua mais completa tradução enogastronômica no Harrods Food Hall.

Em Londres, Harrods Food Hall é endereço da gula e luxúria Foto Silvio Cioffi-V!VA 8
No alto, detalhe de forro art nouveau original no piso térreo da loja londrina do Harrods Food Hall e, acima, atendente da peixaria do glamuroso endereço (Fotos Silvio Cioffi-V!VA)

Localizado na área posterior do piso térreo, em 85-135, Brompton Road, diante da estação do metrô Knightsbridge (linha azul), esse templo da gastronomia tem alas dedicadas aos chocolates e ao café, em estilo art déco; uma luxuriante peixaria com frutos do mar do mundo todo, em estilo art nouveau; seções inteiras para quem procura caviar, assados, tortas e doces, charcutaria, frutas frescas e secas, vegetais como aspargos e alcachofras de vários tipos e procedências, queijos britânicos ou franceses, vinhos e champagnes, uísques, sakês, mostardas e chutneys, latarias, salmão e frios defumados, um açougue que vende de carne escocesa a bifes japoneses de gado wagyu, delicatessen e, como não poderia deixar de ser, chás —uma velha preferência britânica.

Em Londres, Harrods Food Hall é endereço da gula e luxúria Foto Silvio Cioffi-V!VA 6
Aspecto da parede da peixaria com azulejos em estilo art nouveau (Foto Silvio Cioffi-V!VA)

Com o moto Ominia, Omnibus, Ubique, que em bom latim mal traduzido significa “todas as coisas, para todas as pessoas, de todos os lugares”, a loja de departamentos mais completa de Londres foi fundada, em 1849, aliás, por um dono de loja de produtos alimentares e comerciante de chá.

Em Londres, Harrods Food Hall é endereço da gula e luxúria Foto Silvio Cioffi-V!VA 11
Vitrine de tortas salgadas (Foto Silvio Cioffi-V!VA)

NA ORIGEM, A BOA MESA
E assim, voltado para a boa mesa, para os modos e a moda da aristocracia britânica, Charles Henry Harrod construindo, em 1898, o que se se tornaria uma loja icônica de 330 departamentos organizados em seis andares.

Mas vamos nos ater ao piso térreo e ao Food Hall, onde, desde 1995, há um espaço gourmet dividido em balcões onde é possível saborear no local ostras frescas acompanhadas de um vinho branco francês ou champagne, tapas espanhóis, salgados, doces etc.

Em Londres, Harrods Food Hall é endereço da gula e luxúria Foto Silvio Cioffi-V!VA 18
Porção de ostras e taça de vinho branco (Foto Silvio Cioffi-V!VA)
Em Londres, Harrods Food Hall é endereço da gula e luxúria Foto Silvio Cioffi-V!VA 7
Diferentes tipos de crustáceos no Harrods Food Hall; loja foi aberta em 1849 no bairro de Knighstbridge (Foto Silvio Cioffi-V!VA)

Aberto todos os dias, o Food Hall do Harrods abre de segunda-feira a sábado, das 10h às 21h. Aos domingos, onde as rotisseries enfrentam mais filas, o horário de funcionamento vai das 11h30 às 18h. (SILVIO CIOFFI)

Em Londres, Harrods Food Hall é endereço da gula e luxúria Foto Silvio Cioffi-V!VA 2
Atendente corta fatia de presunto cru espanhol (Foto Silvio Cioffi-V!VA)

SITES:
www.harrods.com
www.visitlondon.com
www.visitbritain.com

Deixe um comentário