DO ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)
Município importante do interior paulista, distando 442 km da capital, São José do Rio Preto tem no seu mercadão tombado, em estilo art déco, um dos mais festejados monumentos locais.

O mercado vende “de tudo”, inclusive pimentas frescas, algumas delas difíceis de se encontrar em outros mercados.

(Foto Silvio Cioffi-V!VA)

Foto Silvio Cioffi-V!VA

Foto Silvio Cioffi-V!VA

Foto Silvio Cioffi-V!VA
Fundado em 1944 como um entreposto comercial para frutas, verduras, carnes, cereais e laticínios produzidos na região, ele abriga atualmente 100 negócios em seus 1.688 m² de área.
Charmoso, esse mercadão foi tombado pelo órgão de preservação do patrimônio histórico desse município onde vivem 470 mil habitantes. Uma reforma do prédio e a adição de placas de sinalização turística, entretanto, seriam bem-vindas.


Foto Silvio Cioffi-V!VA

Foto Silvio Cioffi-V!VA
Além de comprar produtos, o visitante pode saborear um pastel com garapa num negócio localizado à direita de quem adentra essa vibrante mercadão.
A lista do que lá é vendido vai muito além das pimentas, frutas e verduras, grãos e produtos alimentícios. Peças de barro, um queijo redondo muito pouco curado que os locais chamam de “requeijão”, farinhas, cestas e até flores.


O Mercado Municipal de São José do Rio Preto fica na rua Antônio de Godoy, 3.048, na região central da cidade. Abre de segunda a sábado, das 7h às 18h. Aos domingos, também abre às 7h, mas fecha suas portas ao meio-dia. Veja abaixo mais mercadorias vendidas no Mercadão. (SILVIO CIOFFI)









